sábado, 21 de novembro de 2009

Ações - Indicadores de Análise Fundamentalista - PSR



palpitesacoes
Small Caps, Paulo prof,

Estou com uma dúvida, qual é o valor mais ideal que o PSR deve estar para verificarmos se a ação está adequada para compra?

21859 - paulo_prof - 21/Nov/2009 20:59
 
Se uma empresa é lucrativa (lucro líquido positivo), quanto menor o PSR mais interessante fica. Por exemplo, considere PFRM3. A empresa tem um histórico de lucratividade, com um P/L na casa de 10 e um P/VPA na casa de 1,2. P/L e P/VPA sozinhos não indicam que a empresa pode ser uma boa indicação. É o PSR de 0,23 que torna o ativo uma aposta interessante. Por que? se o valor de mercado da empresa é apenas 23% de sua receita líquida anual, qualquer aumento nas margens desta empresa terá um impacto relevante.

Além de satisfazer outras condições, empresas que têm um PSR abaixo de 0,25-0,30 podem configurar-se como candidatas a turnaround. Neste critério, BEEF3 (0,26); FHER3 (0,16); INEP4 (0,24), etc, se enquadrariam.


De uma maneira geral, finalmente, seria recomendável que uma empresa candidata a investimento tenha um PSR menor do que 1. No meu caso particular, se o PSR da empresa é maior do que 1 eu tenho que ser especificamente convencido de que a empresa ainda assim continua interessante. Em minha carteira, somente BEMA3, COCE5, CREM3, CSMG3, EKTR4, EZTC3, FESA4, GETI4, GRND3, GSHP3, KLBN4, KROT11, LLIS3, PRVI3, SCAR3, SUZB5, TLPP3, TPIS3 e USIM5 apresentam PSR superior a 1. 

samudutra
TEMP3 P/VP 1,7 PSR 0,7

Alguem me explica que indicador é este PSR e pra que ele serve ???

16858 - sortegrande - 09/Out/2009 12:34
PSR é o Preço da ação divido pelo faturamento liquido, se estiver abaixo de 1 significa que o faturamento anual da empresa é maior que o valor dela em bolsa. 0,7 é um numero excelente. 

mille 2
paulo sem querer te encher

se puder dar uma aula sobre psr para iniciante em af

3153 - paulorizzi - 28/Mar/2009 15:20
"Sou leigo no assunto. Espero que Small e cia, corrijam, complementem, critiquem. As idéias serão da forma como virão à cabeça, sem preocupação de ser didático."


PSR = (valor do ativo ou ação) / (receita anual de vendas da empresa / ação)


"Resumindo, o PSR é uma multiplicador que mostra quanto o mercado está disposto a pagar por cada 1 real de vendas da empresa. Um PSR de 1 significa que o mercado está disposto a pagar pelo ativo, 1 real para cada real que a empresa gera em receitas por ativo. Em condições NORMAIS (muito cuidado aqui) e para empresas “semelhantes” (veja abaixo), quanto MENOR o PSR, MAIOR é a probabilidade de ganho com o ativo."


"Assim como não há como comparar objetivamente bananas e laranjas, o PSR não deve ser utilizado para comparar ativos/empresas de:"

a) setores ou sub-setores distintos;

b) estruturas de capital distintas;

c) rentabilidades sobre vendas (margens de lucro) distintas


"Considere, por exemplo, 2 empresas que vendem exatamente o mesmo produto, mesmo volume de vendas, mesmo preço, etc. Suponha que a empresa A não tenha dívidas e a empresa B tenha dívidas consideráveis. Este é o caso b). A estrutura de capital é distinta. Como a empresa B tem dívidas, parte da receita das vendas vai ter que remunerar o capital de terceiros na forma de juros. Isto necessariamente vai impactar na rentabilidade ou margens. Em termos de PSA, o da empresa A tem que ser MENOR. Se fosse igual ou maior, o mercado estaria fazendo uma leitura errada, ou seja, o ativo A estaria caro e não seria um bom investimento."


"Como no numerador está o ATIVO (papel) e no numerador está a EMPRESA, o PSR apresenta “inconsistências”. Há quem prefira, em conseqüência, um índice alternativo que é a razão entre o valor da empresa (EV = enterprise value) dividido pela receita anual de vendas da empresa (com a empresa tanto no numerador quanto no denominador, este indicador é consistente). O exemplo acima de empresa com dívida estaria retratado."


"Empresas de setores distintos, tem rentabilidade distinta. Por exemplo, não dá para colocar a Vale e Gafisa no mesmo saco. Enquanto que a primeira tem margem líquida no entorno de 30%, a segunda não chega a 10%. O PSR da VALE5, portanto, necessariamente tem que ser muito maior do que o PSR da GFSA3. Típicamente e em sigtuações normais (não de crise ou baixa cíclica), todos os ativos de empresas que apresentam altas margens, devem ser maiores do que 1."


"Idealmente, o PSR pode ser usado para avaliar uma empresa em relação a seu passado (é necessário ter os dados históricos do PSR). Quando o PSR hoje for menor do que a média histórica é alta a probablilidade de ganho com o ativo. Evidentemente, outros fatores têm que ser levados em consideração, especialmente o endividamento – a menos que se use a definição alternativa acima e as margens)."


"Pode, também, ser usado para avaliar empresas de um mesmo setor ou sub-setor. Mais uma vez, nunca isoladamente, e sempre considerando com cuidado o endividamento e margens."


O PSR funciona melhor quando aplicado a ativos de empresas large caps e em setores onde as vendas são concentradas em produtos. Funciona pior em setores de serviços.

"Por exemplo, pegue o setor dos bancos e/ou seguros. A receita é proveniente da venda de serviços (empréstimos, seguros, serviços bancários, etc). A rentabilidade dos diferentes “serviços” não é a mesma. Portanto o PSR não poderá ser um bom multiplo para comparação entre bancos com estruturas de produtos completamente distintos, por exemplo, entre um BRIV e um BBAS."


"Mas a situação onde o PSR pode ser especialmente útil, é quando se compara empresas novas, que ainda não produzem lucro ou empresas que atuam em setores cíclicos, que podem estar passando por um período de prejuízos. Neste casos, o P/L (preço / lucro/ação) não tem sentido (é negativo). A evolução da empresa pode ser avaliada monitorando-se o P/VPA, PSR e as margens."


"Há que se tomar cuidado. Um PSR muito baixo é condição NECESSÁRIA para que um ativo seja candidato a turnaround. Mas não é suficiente. Se não há condições para que uma empresa seja rentável no futuro, de nada adianta um PSR baixo. Praticamente todas as empresas que faliram passaram, antes da falência, por um período de baixíssimo PSR. O preço do ativo é baixo porque é impactado pelo risco de falência, mas a empresa continua vendendo um volume aproximadamente igual ao usual ou até superior (eventualmente com grandes descontos e perda volenta de margem)."


"Empresas como a FHER, YARA, BEEF, ARCZ, etc., necessariamente têm que apresentar PSR baixíssimos, pois o risco de falência não é desprezível. Se conseguirem sobreviver, engrossarão aquelas estatísticas que confirmam ser um PSR abaixo de 1, acoplado com uma alta força relativa do ativo nos últimos 12 meses, um dos melhores critérios para investimento." 
[Valid RSS]